Bem vindo ao Comando do Pagode


O maior e melhor blog de pagode do Brasil

Você acha que o pagode da nova geração degrada a figura da mulher?

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Componentes

Manoel Matos
Juvenal Sergio
João Luis
Luís Alberto
Mateus Barbosa
Felipe Vaz

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Show Beneficente

Um show que aconteceu na Fonte Nova, organizado pelo "Se Liga Bocão", programa de televisão da Bahia, contou com a presença diversas bandas de pagode para se integrarem ao espetáculo quem contava com a arrecadação de alimentos para doação a crianças carentes.
O mais interessante nesse show foi que as bandas de pagode contribuiram diretamente para atender a população, prestando um serviço social e sem cobrar nada por isso.A população, por sua vez, fez uma grande festa nesse primeiro ano de "Se Liga Bocão" agitando o estacionamento da Fonte Nova.
Essa e outras atitudes só mostram, cada vez mais, a humildade e atenção dada pelos "pagodeiros" ao seus principais apoiadores, a população.

O Ritmo Pagode - Dissertação


Pagode é um gênero musical derivado do samba, com seu ritmo um pouco mais acelerado e com alguns instrumentos a mais como: tantã, repique e cavaquinho. O pagode é um gênero popular conhecido no Brasil inteiro. O pagode é visto como um gênero suave e gostoso de ouvir.
Pagode é um tipo musical popular, que faz as pessoas se divertirem, esquecerem dos seus problemas e é aprovado por todos. Este ritmo também salva muitas vidas de pessoas que são usuárias de drogas, ou até futuros ladrões ou assassinos. A maioria dos cantores de pagode na Bahia são de origem humilde como: Marcio Victor (Psirico), Flavinho (Pagodar’t), Ed (Fantasmão) e muitos outros.
O pagode é apreciado, em geral, por um público de baixo poder aquisitivo. Suas músicas são de boa índole como: Toda Boa (Psirico), Orquestra de Panela (Psirico), é o estilo (Saravada) e eu sou negão (Fantasmão). Algumas dessas músicas retratam a realidade, a vida brasileira e principalmente dos baianos.
As bandas de pagode de antigamente eram mal vistas pelas pessoas, pois as músicas dessas bandas eram muito discriminatórias e vulgares. Mas os grupos formados hoje vêm mudando essa imagem sobre o pagode e assim criando musicas sobre o povo e contra o preconceito, principalmente racial.

Psirico - "Ela é Toda Boa !"


O pagode é um estilo musical muito presente em todo o Brasil, principalmente no Sudeste e Nordeste.
O pagode baiano é representado por um ritmo mais intenso que o natural, além de possuir uma dança frenética e contagiante.
Ao contrário do que muitos pensam nem toda música de pagode possui letras com conteúdos chulos.Um bom exemplo é a nova música do Psirico, cantada por Márcio Vitor, intitulada como “Ela é Toda Boa!”, onde os componentes da banda exaltam a mulher brasileira, levando em conta seu esforço para sobreviver numa sociedade machista e capitalista.
Ao exaltar a mulher a banda busca abrir espaço no pagode para diversas pessoas que só consideram o ritmo como ofensivo a figura feminina.
A Banda Psirico é composta por 15 músicos: Márcio Vitor, Serginho, Alisson, Zezéu, Davi, Samuel e Jadson (percussão), Paulo (Tecladista), Luisinho (Baixo), Marquinhos (Guitarra), Paulo Batera (Baterista) e Paulinho e Júnior (Dançarinos).