Bem vindo ao Comando do Pagode


O maior e melhor blog de pagode do Brasil

Você acha que o pagode da nova geração degrada a figura da mulher?

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

O Ritmo Pagode - Dissertação


Pagode é um gênero musical derivado do samba, com seu ritmo um pouco mais acelerado e com alguns instrumentos a mais como: tantã, repique e cavaquinho. O pagode é um gênero popular conhecido no Brasil inteiro. O pagode é visto como um gênero suave e gostoso de ouvir.
Pagode é um tipo musical popular, que faz as pessoas se divertirem, esquecerem dos seus problemas e é aprovado por todos. Este ritmo também salva muitas vidas de pessoas que são usuárias de drogas, ou até futuros ladrões ou assassinos. A maioria dos cantores de pagode na Bahia são de origem humilde como: Marcio Victor (Psirico), Flavinho (Pagodar’t), Ed (Fantasmão) e muitos outros.
O pagode é apreciado, em geral, por um público de baixo poder aquisitivo. Suas músicas são de boa índole como: Toda Boa (Psirico), Orquestra de Panela (Psirico), é o estilo (Saravada) e eu sou negão (Fantasmão). Algumas dessas músicas retratam a realidade, a vida brasileira e principalmente dos baianos.
As bandas de pagode de antigamente eram mal vistas pelas pessoas, pois as músicas dessas bandas eram muito discriminatórias e vulgares. Mas os grupos formados hoje vêm mudando essa imagem sobre o pagode e assim criando musicas sobre o povo e contra o preconceito, principalmente racial.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Valeu, meninos, pelo trabalho!
É importantíssimo ver o envolvimento de vocês no nosso trabalho! Beijos da "fessora".